3 Dicas e 5 motivos para estudar a Bíblia em Grupo


"Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te."  (Isaias 41.6)
 
 
 
 
 
 
 
Existem várias formas e maneiras de estudar a bíblia. E uma das dúvidas mais frequentes que recebemos é se o estudo em grupo pode ser, realmente, eficiente.
E a resposta é sim! Dentre tantos motivos que corroboram essa afirmação, destacamos os 3 principais:
 
 
 
1- Troca de conteúdo bíblico.
Afinal, uns podem ter compreendido determinados assuntos que outros não compreenderam e ao invés de “travarem” em algum conteúdo, o irmão que compreendeu  esclarece rapidamente a dúvida do companheiro e divide conhecimentos bíblicos.
 
2- Quem ensina e compartilha fixa muito mais o conteúdo.
Se você acredita que aquele que se esforça  em  ensinar o conteúdo que sabe  não é beneficiado num grupo de estudo da bíblia, saiba que está totalmente enganado. Quando você tenta explicar algo para alguém, obrigatoriamente você necessita de argumentos sólidos e claros. Dessa forma, ao elaborar a explicação bíblica para um parceiro de estudo , automaticamente está organizando suas ideias e, claro, solidificando seus conhecimentos e até memorizando passagens bíblicas.
 
 
3- Socialização e preparação um futuro ministérial
Estudar a bíblia em grupo também pode ser encarado como um treinamento para os desafios da vida social e ministerial, já que exige desenvolvimento, argumentação e cooperação entre seus integrantes. 
 
 
 
 
 
 
 
Conclusão: Estudar em dupla, casal ou em grupo  vale (e muito) a pena! Entretanto, como nem tudo é tão fácil,
4 cuidados devem ser tomados para que o processo de estudar a bíblia em grupo seja eficiente:
 
 
 
1- Crie regras para não perder o foco – O grupo foi fechado para estudar, não é? Assim sendo, o próprio grupo  precisa garantir que todos seus integrantes tenham esse foco! Uma “laranja podre”, neste caso, poderá estragar todas as outras. Nada de conversas paralelas!  Inicie sempre os estudos bíblicos com uma oração em conjunto para que Deus possa conduzir, capacitar,  e retirar toda distração para que todos possam aprender e exercitar cada vez mais Palavra de Deus.
 
2- Encontre um lugar tranquilo que agrade a todos – Assim como  meditar na bíblia sozinho, o trabalho em dupla ou grupo também precisa de um lugar calmo e que não apresente nenhuma perturbação que possa distrair.
 
3-  Cada pessoa pode estudar partes de um capítulo e trazer para serem compartilhadas na reunião por meio de um bate-papo. Ao final, provoque um harmonioso debate com perguntas e quiz bíblicos.
Cada um pode consultar fontes teológicas sobre o mesmo assunto e expor cuidadosamente ao grupo e, posteriormente, comparar e aprofundar o tema com uma discussão em grupo.
 
4- Estabeleça metas – É importante que o casal ou grupo já saiba o que vai estudar e como irá fazê-lo.  Que tema bíblico irão aboradar e que matérias teológicas irão pesquisar. Caso contrário, pode acontecer de vários integrantes esquecerem livros , apostilas necessários para o bom andamento e melhor retenção.
 
5- Evite grupos maiores que cinco integrantes – Essa é simples, mas muito importante. Com muita gente, a chance de perder o foco é maior. Uma dupla, Três ou quatro integrantes já está de bom tamanho.
 
Seguindo essas recomendações, as chances de seu grupo de estudo da Bíblia  beneficiar todos os integrantes é muito maior! Apenas não se esqueça de que ler, estudar e meditar sozinho nas Escrituras sagradas também  faz parte para uma compreensão e intimidade com Deus completa. 
 
 
 
 
 
 
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia". (Hebreus 10:25)
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário