Estudo da Semana 29 de Outubro a 4 de Novembro


Décimo Quinto Dia Formado para fazer parte da família de Deus
Deus é aquele que fez todas as coisas, e todas as coisas são para a sua glória. 
Ele quis que muitos filhos partilhassem de sua glória.
Hebreus 2.10a; cevVejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos.1 João 3.1; nltVocê foi formado para ser parte da família de Deus.Deus quer uma família, e criou você para ser parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para sua vida, o qual planejou antes que você nascesse. Toda a Bíblia é a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com ele para sempre. Ela diz: Seu plano imutável sempre foi nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. E isso lhe trouxe grande prazer.1O maior privilégio da vidaA Bíblia diz: Jesus e as pessoas que ele santificou pertencem todos à mesma família. Por isso ele não se envergo­nha de chamá-los irmãos e irmãs.22 Dei­xe essa verdade maravilhosa penetrar em você. Você é parte da família de Deus, e, por Jesus tê-lo feito santo, Deus tem orgulho de você! As palavras de Jesus são inequívo­cas: E, [Jesus] estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui es­tão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.23 Ser incluído na família de Deus é a maior honra e o maior privilégio que se pode receber. Não há nada que se compare. Sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Fui moldado para pertencer à família de Deus.
Um versículo para memorizar: Seu plano imutável sem­pre foi o de nos adotar para a sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo (Efésios 1.15a; nlt).
Uma pergunta para meditar: Como começar a tratar os outros crentes como membros de minha família?

Décimo Sexto Dia O QUE REALMENTE IMPORTA
Não importa o que eu diga, creia e faça; sem amor, estou arruinado.
1Coríntios 13.3b; MsgAmor significa viver da maneira que Deus nos mandou viver. Como vocês ouviram desde o início, o seu mandamento é este: Viva uma vida de amor.2 João 1.6; ncv

Viver consiste em amar.
Uma vez que Deus é amor, a lição mais importante que ele quer que você aprenda na terra é como amar. É quando amamos que so­mos mais parecidos com ele, de modo que o amor é o fundamento de todos os mandamentos que ele nos deu: Toda a lei pode ser resumi­da neste único mandamento: “Ame aos outros como você ama a si mesmo”.1
Tendo consciência de que algum dia ficará perante Deus, eis algumas questões que você precisa levar em consideração. Como você explicará aqueles momentos em que projetos e coisas foram mais importantes para você do que as pessoas? Com quem você precisa começar a passar mais tempo? O que você precisa eliminar de sua agenda para tornar isso possível? Que sacrifícios você precisa fazer?
A melhor utilidade que pode se dar à vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é agora.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: A vida consiste em amar.
Um versículo para memorizar: Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo (Gálatas 5.14; nvi).
Uma pergunta para meditar: Honestamente, será que os relacionamentos são a minha prioridade?
 Como pos­so me assegurar de que são?

  Décimo Sétimo Dia Um lugar ao qual pertencer
Agora vocês [...] são [...] membros da própria família de Deus e cidadãos do país de Deus, e pertencem à casa de Deus como todos os outros cristãos.Efésios 2.19; bvA família de Deus é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.1 Timóteo 3.15; gwt
Você é chamado para participar, não somente para crer.
Mesmo no mais perfeito e imaculado ambiente do Éden, Deus disse: Não é bom que o homem esteja só.1 Fomos criados para viver em comunidade, moldados para o companheirismo e formados para uma família; e nenhum de nós pode cumprir os propósitos de Deus sozinho e sem ajuda.
A Bíblia não apresenta nenhum santo solitário ou eremita espiri­tual que vivesse isolado dos outros crentes, privado de companhia. A Bíblia diz que fomos ajuntados, reunidos, juntamente edificados, juntamente tornados membros, juntamente feitos herdeiros, combi­nados, mantidos juntos e que seremos juntamente arrebatados.2 Você não está mais por conta própria.A vida cristã é mais do que apenas um compromisso com Cristo; ela inclui compromisso com os outros cristãos. Os cristãos da Macedônia compreenderam isso. Paulo disse: Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também.28 Tornar-se membro de uma igreja local é o passo que vem naturalmente a seguir, uma vez que você tenha se tornado filho de Deus. Você se torna cristão ao se comprometer com Cristo, mas se torna membro de uma igreja ao se comprometer com um grupo espe­cífico de crentes. A primeira decisão traz a salvação, a segunda traz a comunhão.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Sou chamado para participar, não para apenas crer.
Um versículo para memorizar: assim também em Cris­to nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros Rm12.5; nvi).
Uma pergunta para meditar: Meu nível de envolvimento em minha igreja local demonstra que amo e estou com­prometido com a família de Deus?

Décimo Oitavo Dia  Tendo uma vida em comum
Cada um de vocês é parte do corpo de Cristo, e vocês foram escolhidos para v iver juntos em paz.Colossenses 3.15; cev
Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!Salmos 133.1; ntlh
A vida foi feita para ser partilhada.
Deus quer que vivamos juntos. A Bíblia chama essa experiência compartilhada de comunhão. Hoje em dia, entretanto, a palavra per­deu grande parte de seu significado bíblico. “Comunhão” ou “con­fraternização” hoje se refere normalmente a uma conversa casual, uma atividade social, comida e diversão. A pergunta “Onde você busca comunhão [congrega]?” significa “Qual igreja você freqüen­ta?”. “Ficar para a confraternização [comunhão]” normalmente sig­nifica “esperar pelo lanche”. A real comunhão significa muito mais do que apenas aparecer nos cultos. É ter vida em comum.
Na comunhão verdadeira, as pessoas encontram autenticida­de. A comunhão autêntica não é superficial;
Na verdadeira comunhão, as pessoas encontram reciprocidade. Reciprocidade é a arte de dar e receber.
Na verdadeira comunhão, as pessoas encontram compaixão. compaixão é penetrar e partilhar a dor dos outros.
Na comunhão verdadeira, as pessoas encontram misericórdia. A comunhão é uma situação em que opera a graça; em que os erros não são lembrados, mas apagados
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Preciso de outras pessoas em minha vida.
Um versículo para memorizar: Compartilhem os seus problemas e transtornos uns com os outros e dessa for­ma obedeçam à lei de Cristo (Gaiatas 6.2; nlt).
Uma pergunta para meditar: Que passo posso dar hoje para me unir a outro crente de forma mais íntima.

Décimo Nono Dia  Cultivando a comunidade
Vocês podem desenvolver uma comunidade saudável e robusta que viva de acordo com Deus e desfrute os resultados se tão-somente derem conta da árdua tarefa de se relacionarem bem uns com os outros, tratando-se digna e honradamente. Tiago 3.18; Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, à vida em comum, à refeição comunitária e às orações.Atos 2.42; Comunidade exige comprometimento.Somente o Espírito Santo pode criar uma verdadeira comunhão en­tre crentes, mas ele processa isso através das escolhas e compromissos que fazemos. Paulo trata dessa dupla responsabilidade: Vocês estão unidos na paz por meio do Espírito. Esforcem-se, portanto, para con­tinuar unidos desse modo.1 É necessário tanto o poder de Deus quanto o nosso esforço para produzir uma comunidade cristã amorosa.
Formar uma comunidade exige sinceridade. Você deverá ter uma grande dedicação a falar a verdade de forma carinhosa.
Formar uma comunidade exige humildade. A presunção, o con­vencimento e o orgulho obstinado destroem a comunhão mais rápi­do que qualquer outra coisa.
Formar uma comunidade exige cor­tesia. Somos corteses quando respeita­mos nossas diferenças e somos cuida­dosos com os sentimentos uns dos ou­tros e pacientes com as pessoas que nos irritam.
Formar uma comunidade exige sigilo. Somente em um ambien­te seguro, onde houver um acolhimento carinhoso e sigilo confiável.
Formar uma comunidade exige constância. Você deve manter um contato constante e regular com seu grupo.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Comunidade exige comprome­timento.
Um versículo para memorizar: Nós compreendemos o que é o amor quando descobrimos que Cristo deu sua vida por nós. Significa que temos de dar nossa vida pelos outros crentes (1 João 3.16; gwt).
Uma pergunta para meditar: Como posso hoje ajudar a criar as características de uma comunidade verdadeira em meu grupo pequeno e em minha igreja?

Vigésimo Dia Restaurando a comunhão quebrada
[Deus] restaurou o nosso relacionamento consigo por meio de Cristo e nos deu o ministério da restauração de relacionamentos. 2Coríntios 5.18; gwt

Sempre vale a pena restaurar relacionamentos.
Uma vez que a vida consiste em aprender a amar, Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito. Na verdade, a Bíblia diz que Deus nos deu o ministério da restauração de relacionamentos.1
Como restaurar um relacionamento
Fale com Deus antes de falar com a pessoa.
Tome sempre a iniciativa. Não importa se você ofendeu ou foi ofendido:
Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos. Use mais os ouvidos do que a boca.Confesse sua parte no conflito. Se você realmente deseja restau­rar um relacionamento, deve começar admitindo os próprios erros e transgressões.Invista contra o problema, não contra a pessoa.
Com quem você precisa entrar em contato, por causa deste capí­tulo? Com quem você precisa restaurar a comunhão?

Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Sempre vale a pena restaurar os relacionamentos.
Um versículo para memorizar: Façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas (Romanos 12.18; ntlh).
Uma pergunta para meditar: Com quem preciso restau­rar meu relacionamento no dia de hoje?

Vigésimo Primeiro Dia  Protegendo sua igreja
Vocês foram unidos na paz por meio do Espírito. Portanto façam todo o esforço para continuar dessa maneira.Efésios 4.3; ncv
Acima de tudo, deixem que o amor dirija a vida de vocês, porque assim toda a igreja permanecerá unida em perfeita harmonia.Colossenses 3.14;
É sua função proteger a unidade de sua igreja.
A unidade da igreja é tão importante que o Novo Testamento dá mais importância a isso do que ao céu ou ao inferno. Deus deseja profundamente que experimentemos unidade e harmonia uns com os outros.A unidade é a alma da comunhão. Destrua-a, e estará rasgando o coração do corpo de Cristo. É a essência, o âmago de como Deus pre­tende que experimentemos a vida conjunta na igreja. Nosso modelo supremo de unidade é a Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são totalmente unidos em um. O próprio Deus é o maior de todos os exemplos de amor sacrificial, altruísmo e harmonia perfeita.Concentre-se no que temos em comum, não em nossas dife­renças. Seja realista em suas expectativas.
Prefira incentivar a criticar.Recuse dar ouvidos a fofocas.Pratique os métodos de Deus para a solução de conflitos.Apóie o seu pastor e os líderes.. A verdade é que todo o mundo precisa e quer ser amado e, quan­do as pessoas acham uma igreja onde os membros verdadeiramente amam e se importam uns com os outros, elas vão dar um jeito de entrar ainda que as portas estejam trancadas.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Tenho a responsabilidade de proteger a unidade de minha igreja.
Um versículo para memorizar: Portanto, concentremo-nos nas coisas que contribuem para a harmonia e no crescimento de nossa comunhão conjunta (Romanos 14.19; ch).
Uma pergunta para meditar: O que estou fazendo pesso­almente para proteger a unidade em minha família ecle­siástica neste exato momento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário