DISCIPULADO COMEÇANDO UMA NOVA VIDA

 Igreja Batista boas novas
Rua Ernesto Bouret de Mello – Chapada dos Guimarães MT

batistaboasnovaschapada@hotmail.com


 






DISCIPULADO COMEÇANDO UMA NOVA VIDA






Discipulado 01

  O QUE JESUS DESEJA QUE VOCÊ FAÇA
Receber Jesus Cristo como Salvador é apenas o começo de uma nova vida. A partir de agora você precisa crescer na vida espiritual.
Jesus deseja que você cresça na vida cristã. Ele quer que você experimente o melhor. E por querer assim, Ele diz em João 10:10 “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
No entanto, para que experimente esta vida abundante é necessário que esteja disposto a ser obediente ao que Jesus diz: “Se você me ama guardará os meus mandamentos”.(João 14:15). Aqui estão sete pontos de fé que Jesus deseja que você cumpra.
I. JESUS DESEJA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA DA SALVAÇÃO
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13 (Decorar)
A Bíblia apresenta três razões pelas quais você pode estar seguro de que é salvo. Primeiro, pela promessa de Jesus: “Aquele que ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.(João 5:24)
Segundo, porque você suplicou a Jesus que o salvasse: “Porque todo aquele que invocar o meu nome será salvo”. (Romanos 10:13). E Terceiro, por causa do testemunho do Espírito Santo, ou seja, quando você foi salvo o Espírito Santo veio habitar em sua vida. O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16).

QUESTIONÁRIO
1.       O que é necessário fazer para ser salvo? (Atos 16:31)
R :
2. O que Jesus promete a todos que o invocam? (Romanos 10:13)
R :
3. Que tipo de vida é prometida àqueles que aceitam a Cristo como Salvador? (João 3:16)
R :
4. Nenhum crente vive uma vida sem pecado. Quando você peca o que é preciso fazer para receber o perdão de Deus? (I João 1:9)
R :
Discipulado 02

  JESUS DESEJA QUE VOCÊ LEIA A BÍBLIA DIARIAMENTE
"Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender,
para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra". II Timóteo 3:16, 17 (Decorar).
Você tem na Palavra de Deus o seu alimento espiritual. Da mesma forma que o alimento é necessário para o crescimento físico a Palavra de Deus é necessária ao seu crescimento espiritual. Em I Pedro 2:2 está registrado: “Desejai afetuosamente, como meninos recém-nascidos o leite racional para que por ele vades crescendo”. Para crescer na vida cristã você precisa separar um tempo para estudo diário da Bíblia.
É melhor começar pelo Novo Testamento. Com o evangelho de João. Além deste momento diário, você deve participar do estudo bíblico da Igreja, que visa lhe ajudar no crescimento espiritual.

QUESTIONÁRIO

1. Em que a Bíblia é diferente dos outros livros? (II Pedro 1: 20,21)
R :

2. Como pode a palavra de Deus ajudar em nossa vida diária? (Salmo 119:105)
R :

3. Como podemos saber que a palavra de Deus é verdadeira e que podemos confiar nela? (II Timóteo 3:16 / Hebreus 4:12)
R :

4. Por que você deve estudar a Bíblia sempre? (Atos 17:11 e I Pedro 2:2)
R :


Discipulado 03

  JESUS DESEJA QUE VOCÊ ORE DIARIAMENTE
“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”. Filipenses 4: 6,7 (Decorar)
Como crente em Cristo você tem o maravilhoso privilégio de orar. Jesus disse: “Até agora nada pediste em meu nome; pedi e recebereis, para que a vosso gozo se cumpra”.(João 16:24). A oração é uma parte muito importante na sua nova vida de crente. Deus o ama e quer que você se achegue a Ele diariamente com todas as suas necessidades.
Jesus passou muito tempo em oração. Houve ocasiões em que Ele passou noites inteiras orando. A oração era parte vital de Sua vida. Mantenha um momento certo, a cada dia, para estar sozinho orando.
QUESTIONÁRIO
1. Qual é o privilégio que você possui agora como crente? (João 16:24)
R :

2. Que instruções Cristo deu a respeito da vida de oração pessoal? (Mateus 6:6)
R :

3. Qual é a promessa divina para aquele que tem uma vida de oração? (Jeremias 33:3)
R :

4. Que necessidades você pode levar a Deus em oração? (Filipenses 4: 6)
R :

5. Por que você deve orar a Deus em nome de Jesus? (João 14:6 e I Timóteo 2:5)
R :

Discipulado 04

  JESUS DESEJA QUE VOCÊ CONTRIBUA
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria”. II Coríntios 9:7 (Decorar)
A Bíblia ensina que cada crente deve participar no sustento do trabalho de Deus. “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, conforme a sua prosperidade... ’’ (I Coríntios 16:2)”.
O plano divino para a manutenção do trabalho, apresentado na Bíblia, requer a décima parte do total de sua renda. Isso é o dízimo. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro... e depois fazei prova de mim, diz o senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela não venha maior abastança”. (Malaquias 3:10).

QUESTIONÁRIO

1. Como deve ser sustentado o trabalho da Igreja? (I Coríntios 16:2).
R :

2. Que atitude deve possuir o crente com respeito à contribuição? (II Coríntios 9:7)
R :

3. A quem pertence o dízimo? (Levítico 27:30-32)
R :

4. Onde deve ser entregue o dízimo? (Malaquias 3:10)
R :

5. O que Deus promete com respeito às nossas necessidades? (Filipenses 4:19)
R :



Discipulado 05

  JESUS DESEJA QUE VOCÊ DEIXE O ESPÍRITO SANTO GUIAR SUA VIDA
“E não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos de Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”. Efésios 5:18 (Decorar)
O Espírito Santo passou a fazer parte da sua vida no momento em você aceitou a Cristo como Salvador. Você encontra a confirmação de que o Espírito Santo habita em cada crente nas seguintes passagens bíblicas: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador (o Espírito Santo), para que fique convosco para sempre.
Ele habita convosco, e estará sempre em vós”. (João 14:16, 17). “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo, nele também crido, fostes promessa”(Efésios 1:13).
A partir de agora é necessário que você deixe o Espírito liderar e controlar a sua vida.
A Bíblia diz para “... sermos cheios do Espírito”. (Efésios 5:18). Isto significa que o Espírito Santo deve preencher todo o seu interior.

QUESTIONÁRIO

1. Depois de salvo quem passou habitar em você? (Romanos 8: 9)
R :

2. O que Jesus prometeu aos crentes? (João 14: 16,17)
R :

3. Por quanto tempo o Espírito Santo habita em você? (João 14:16)
R :

4. De que maneira você pode entristecer o Espírito Santo? (Efésios 4: 30-32)
R :

5. Se o Espírito Santo enche e controla a sua vida, que qualidade Ele produzirá em você? (Gálatas 5:22, 23)
R :
Discipulado 06
JESUS DESEJA QUE VOCÊ TENHA COMUNHÃO COM A IGREJA.
“Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando de congregar-nos, como é de costume de alguns, mas admoestemo-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.Hebreus 10:24, 25 (Decorar).
Ao se tornar um discípulo de Cristo você deve procurar unir-se a uma igreja onde possa estudar a Bíblia. Jesus estabeleceu a igreja, amou-a e morreu por ela.
Em Hebreus 10:25 lemos que devemos ser freqüentadores assíduos e diligentes, não nos comportando como pessoas displicentes: “não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às reuniões”. (A Bíblia na Linguagem de Hoje)
 O núcleo de estudos bíblicos  irá ajudá-lo de três maneiras:
Primeiro - você ouvirá a palavra de Deus através de estudos bíblicos semanais.
Segundo - você será fortalecido e encorajado através da comunhão com outros irmãos na fé. Todo crente precisa da força e do ânimo que advém desta comunhão quando se é parte de uma célula.
Terceiro - você encontrará um meio para servir melhor a Cristo. A Bíblia diz: “porque somos obras de suas mãos, criados em Cristo Jesus para as boas obras”. (Efésios 2:10). Isto quer dizer que somos salvos para servir.
Na sua célula você vai, juntamente com outros, servir melhor ao Senhor Jesus e ao seu próximo. Esta será a sua maior bênção.

QUESTIONÁRIO
 
1. Quem é cabeça da Igreja? (Efésios 5:23)
R :

2. Qual é a atitude de Cristo para com a Igreja? (Efésios 5:25)
R :

3. Que preço Jesus pagou pela Igreja? (Atos 20:28)
R :

4. Como o apóstolo Paulo denomina a Igreja em I Coríntios 12:27?
R :
Discipulado 07

  JESUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA BATIZADO

“Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do pai e do Filho e do Espírito Santo”. Mateus 28:19 (Decorar)

O batismo é uma das ordenanças de Jesus Cristo para você. Ele retrata a morte, e o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo. É um ato que significa a pública profissão de fé em Cristo. Por isso ele é para o novo crente, o primeiro passo na obediência às ordens de Jesus Cristo.
O batismo simboliza a morte da vida carnal e a ressurreição para a vida espiritual – a nova vida em Cristo.
O batismo é também um testemunho público da transformação que ocorre na vida do pecador.
Jesus foi batizado por João Batista. Seus seguidores também foram batizados. No livro de Atos, cada pessoa que aceitava a Cristo como seu Salvador era batizada. Através dos tempos, muitos têm se batizado, cumprindo assim a ordenança e confessando sua fé em Cristo Você deseja ser batizado?

QUESTIONÁRIO

1. Quem batizou Jesus? Mateus 3:13
R :

2. Como Deus mostrou sua aprovação ao batismo de Jesus? Mateus 3:17
R :

3. Qual o requisito para alguém ser batizado? Atos 8:36-38
R :

4. O carcereiro de Filipos e sua família foram salvos numa noite. Quando eles foram batizados? Atos 16:33.
R :

5. Em Mateus 28: 19,20 o que Jesus ordena que façamos?
R :
REPARAÇÃO PARA BATISMOS
1. O que é o batismo:
Por que?
- Seguir o exemplo de Jesus (Marcos 1.9); Jesus Cristo ordena (Mt 28.19-20).
Significado:
- Ilustra a morte e ressurreição de Jesus (I Cor. 15.3-4 Colossenses 2.12)
- Ilustra a nova vida  (Romanos 6.4)
2. Profissão de Fé:
- Já aceitou Jesus como Salvador e Senhor?
- Por que quer ser batizado?
- O Batismo salva?
- Já foi batizado no Espírito Santo?
- Concorda com nossas doutrinas e práticas eclesiásticas?
3. Que falou de Jesus pela 1ª vez para você? – se possível, convidar para estar no batismo
4. Procedimentos na hora do batismo:
- Forneceremos becas brancas
- Trazer muda de roupa (usar roupa por baixo da beca)
- Sair antes da mensagem - Vou convidar para vir à frente, quem falou de Jesus pela primeira vez para você ou alguém que foi muito importante em sua decisão de seguir a Cristo
- Posição na hora do batismo (mãos postas, dobrar joelhos)
- Fala do Pastor: “Minha (meu) prezada (o) irmã (o) ...... mediante a sua pública profissão de fé prestada a esta igreja de Jesus Cristo, diante de Deus e das testemunhas, eu como Ministro do Evangelho de Jesus Cristo lhe batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- Trocar de roupas rapidamente para voltar ao culto
- Receber certificado
- Dirigirem-se para a porta a fim de receber os comprimentos



Nenhum comentário:

Postar um comentário