Estudo da Semana 12 a 18 de Novembro


Vigésimo Nono Dia VOCÊ FOI MOLDADO PARA SERVIR A DEUS
Somos somente servidores de Deus [...] Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer: eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer.1 Coríntios 3.5,6; Aceitando sua missãoFoi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida em auxiliar aos outros.Ef2.10; bvEu te glorifiquei na terra, pois concluí até o último detalhe o que me deste para fazer.João 17.4; Msg O seu serviço é desesperadamente necessário no corpo de Cris­to — basta perguntar em qualquer igreja local. Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada um deles é importante. Não existe serviço pequeno para Deus; tudo importa.Você foi posto na Terra para fazer uma contribuição.Você não foi criado apenas para consumir recursos — comer, res­pirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça uma diferença. Apesar de muitos livros de sucesso informarem sobre como tirar o máximo da vida, não foi para isso que Deus o criou. Você foi criado para acrescentar à vida da Terra, não apenas para extrair. Deus quer que você devolva algo. Esse é o quarto propósito de Deus para sua vida, e se chama “ministério” ou serviço. A Bíblia fornece os detalhes.Deus quer usá-lo para que você faça diferença no mundo dele. Ele quer trabalhar por meio de você. O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá. Não quanto você viveu, mas como viveu.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Servir não é questão de opção.
Um versículo para memorizar: Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos (Efésios 2.10; nvi).
Uma pergunta para meditar: O que está me impedindo de aceitar o chamado de Deus para servi-lo?

Trigésimo Dia Moldado para servir a Deus
Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram.Jó 10.8;
O povo que formei para mim proclamou o meu louvor.Isaías 43.21; bj
Você foi moldado para servir a Deus.
Deus formou cada criatura neste planeta com uma qualificação especial. Alguns animais correm, outros saltam, alguns escavam e outros voam. Cada um tem um papel especial para cumprir confor­me foram moldados por Deus. O mesmo se dá com os humanos. Cada um de nós foi concebido, ou “moldado”, com exclusividade para a realização de determinadas tarefas.Como Deus lhe dá forma para o ministério
Toda vez que Deus nos dá uma missão, ele nos equipa com o que precisamos para realizá-la. A combinação sob medida de suas capa­cidades é a sua FORMA.
Formação espiritual - Opções do coração
Recursos pessoais - Modo de ser - Áreas de experiência
Não se conforme em apenas alcançar “uma boa vida”, porque uma boa vida não é boa o suficiente. No fim das contas, ela não satisfaz. Você pode ter muito do que viver e ainda assim não ter para que viver. Em vez disso, almeje “a vida melhor” — servir a Deus de forma que exprima o que está em seu coração. Chegue a uma conclusão sobre o que você gosta de fazer — o que Deus lhe colocou no coração para fazer — e então faça isso para a glória de Deus.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Eu fui moldado para servir a Deus.
Um versículo para memorizar: Deus age por intermédio de homens e maneiras diferentes, mas é o mesmo Deus que atinge seus propósitos mediante todos eles (l Coríntios 12.6; ch).
Uma pergunta para meditar: De que modo posso me ver servindo a outras pessoas apaixonadamente e gostando de servir?


Trigésimo Primeiro Dia Entendendo sua forma
Tu moldaste-me primeiro por dentro e depois por fora; tu me formaste no ventre de minha mãe.Salmos 139.13; Msg
Somente você pode ser você.Deus projetou cada um de nós de modo que não houvesse réplica em todo o mundo. Ninguém tem exatamente a mesma composição de fatores que o tornam exclusivo. Isso significa que ninguém mais na terra será capaz de desempenhar o papel que Deus planejou para você. Se você não fizer sua contribuição individual para o corpo de Cristo, ela não será feita. A Bíblia diz: Existem tipos diferentes de dons [...] Existem maneiras diferentes de servir [... e] Há diferentes habilida­des para realizar o trabalho.1
Forma: Aplicando seus recursos pessoais
Todas as suas habilidades vêm de Deus.
Todas as habilidades podem ser usadas para a glória de Deus.
Deus quer que eu faça aquilo que sou capaz de fazer.
Forma: Usando seu modo de ser
Forma: Utilizando suas áreas de experiência
Você alcançará sua eficiência máxima quando utilizar seus dons espirituais e habilidades na área de interesse de seu cora­ção, de uma forma que melhor expresse sua personalidade e suas experiências. Quanto melhor o enquadramento, mais bem-sucedido você será.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Ninguém mais pode ser eu.
Um versículo para memorizar: Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de as estarem utilizando para se ajudarem mutuamente, transmitindo aos outros as muitas espécies de bênçãos de Deus (1 Pedro 4.10; bv).
Uma pergunta para meditar: Que capacidade dada por Deus ou experiência pessoal posso oferecer a minha igreja?

Trigésimo Segundo Dia Usando o que Deus lhe deu
Visto que nos descobrimos moldados nessas partes excelentemente formadas e maravilhosamente funcionais do corpo de Cristo, passemos adiante e sejamos o que fomos feitos para ser.Romanos 12.5; Msg
O que você é, é um presente de Deus para você; o que você faz consigo, é um presente seu para Deus.Provérbio dinamarquês
Deus merece o melhor de você.Ele o formou para um propósito e espera que você faça o máximo com aquilo que recebeu. Ele não quer que você se aflija ou cobice talentos que não tem. Em lugar disso, ele quer que você se concentre nos talentos que ele lhe deu para usar.Quando você tenta servir a Deus de forma não natural, é como forçar um pino quadrado em um buraco redondo. É frustrante e produz resultados limitados. Também é um desperdício de tempo, talento e energia. O melhor uso para sua vida é servir a Deus em conformidade com sua natureza. Para fazê-lo, você deve descobrir sua FORMA, aprender a aceitá-la e a apreciá-la para depois desen­volvê-la ao seu potencial máximo.No céu, serviremos a Deus para sempre. Neste momento, pode­mos nos preparar para esse serviço eterno, praticando na terra. Como atletas que se preparam para as Olimpíadas, continuamos treinan­do para o grande dia: Eles fazem isso pela medalha de ouro que perde o brilho e desbota. Você está em busca da medalha de ouro eterna.23Estamos nos preparando para responsabilidades e recompensas eternas.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Deus merece o melhor de mim.
Um versículo para memorizar: Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se en­vergonhar e que maneja corretamente a palavra da ver­dade (2 Timóteo 2.15; nvi).
Uma pergunta para meditar: Qual a melhor maneira de usar o que Deus me deu?

Trigésimo Terceiro Dia Como os verdadeiros servos agem
Quem quiser ser o maior deve se tornar servo. Marcos 10.43; Msg
Vocês podem dizer o que eles são pelo que eles fazem. Mateus 7.16; cev
Servimos a Deus ao servir os outros.
O mundo define grandeza em termos de poder, posses, prestígio e posição. Se puder exigir que as outras pessoas o sirvam, você con­seguiu chegar lá. Em nossa cultura egoísta, com sua mentalidade do “eu primeiro”, agir como servo não é uma noção apreciada.
Jesus, entretanto, mediu a grandeza em termos de serviço, e não de posição social. Deus avalia nossa grandeza pela quantidade de pessoas que servimos, não pela quantidade de pessoas que nos ser­vem. Isso é tão oposto à idéia de grandeza do mundo que é difícil compreender, quanto mais praticar.
Os verdadeiros servos estão à disposição para servir.
Os verdadeiros servos prestam atenção às necessidades.
Os verdadeiros servos fazem o melhor que podem com o que têm à mão.
Os verdadeiros servos fazem qualquer tarefa com igual dedi­cação.
Pequenas tarefas muitas vezes demonstram um grande cora­ção.
As grandes oportunidades estão normalmente camufladas en­tre as tarefas menores.
Os verdadeiros servos são fiéis ao seu ministério.
Os verdadeiros servos mantêm a discrição.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Sirvo a Deus quando sirvo aos outros.
Um versículo para memorizar: Se vocês derem até mes­mo um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente serão recompensados (Mateus 10.42; nlt).
Uma pergunta para meditar: Qual das seis característi­cas dos verdadeiros servos é a mais desafiadora para mim?
     
Trigésimo Quarto Dia Pensando como servo
Meu servo Calebe pensa diferente e me segue de forma integra.
Números   14.24; ncvPensem de vocês mesmos tal como Cristo Jesus pensava de si mesmo.Filipenses 2.5; Msg
Servir começa na mente.Ser servo requer uma mudança de rumo em sua mente, uma alte­ração de postura. Deus está sempre mais interessado em por que você faz algo do que no que você faz. Atitudes contam mais que realizações. O rei Amazias perdeu a graça de Deus porque fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração.1 Servos verdadeiros ser­vem a Deus com uma mentalidade que engloba cinco atitudes.
Servos consideram o ministério uma oportunidade, não uma obrigação. Eles gostam de ajudar pessoas, suprir necessidades e ministrar. Servem ao Senhor com alegria.17 Por que eles servem com alegria? Porque amam ao Senhor, reconhecem sua graça, sabem que servir é o melhor uso que podem dar à vida e têm ciência de que Deus prometeu uma recompensa. Jesus prometeu: O Pai honrará e recompensará a qualquer um que me servir18 Paulo disse: Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé.19Imagine o que poderia ter acontecido, se apenas 10% dos cristãos em todo o mundo levasse a sério seu papel de servo. Imagine todo o bem que poderia ter sido feito. Você está disposto a ser uma dessas pessoas? Não importa sua idade; Deus irá usá-lo se começar a agir e a pensar como servo. Albert Schweitzer disse: “As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir”.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Para ser servo, devo pensar como servo.
Um versículo para memorizar: Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus (Filipenses 2.5; nvi).
Uma pergunta para meditar: Normalmente, preocupo-me mais em ser servido ou em achar maneiras de servir os outros?
Trigésimo Quinto dia O poder de Deus na Fraqueza
Somos fracos [...] mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir vocês.2 Coríntios 13.4; nvi Eu estou com você; isso é tudo que você precisa.2 Coríntios 12.9a; bv Deus realmente gosta de usar pessoas fracas.
Todo o mundo tem fraquezas. Na verdade, você tem uma coleção de defeitos e imperfeições: físicas, emocionais, intelectuais e espiritu­ais. Você também pode viver situações incontroláveis que o enfraque­cem, como obstáculos financeiros e de relacionamentos. O mais im­portante é o que você faz com isso. Normalmente, negamos nossas fraquezas, as defendemos, damos desculpas, escondemos — e torna­mos a senti-las. Isso impede que Deus as use da forma que deseja.
Partilhe suas fraquezas de forma sincera. O ministério começa com a vulnerabilidade. Quanto mais você abaixa a guarda, tira a más­cara e conta suas lutas, mais Deus poderá usá-lo para servir aos outros. Paulo foi um exemplo de vulnerabilidade em todas as suas car­tas. Ele contava abertamente.
•    Suas falhas: Quando quero fazer o bem, não o faço e, quando tento não cometer erros, acabo errando do mesmo jeito.17
•    Seus sentimentos: Meus queridos amigos de Corinto! Eu con­tei-lhes tudo quanto sentia; eu os amo de todo o coração.18
•    Suas frustrações: Fomos esmagados e totalmente oprimidos. Pensamos que jamais iríamos sobreviver àquela situação.19
•   Seus medos: Quando vim até vocês, eu estava fraco, amedron­tado e trêmulo.20
Se você quer que Deus o abençoe e o use de forma poderosa, deverá estar disposto a mancar pelo resto da vida, pois Deus usa pessoas fracas.
Pensando sobre meu propósito
Um tema para reflexão: Deus opera melhor quando ad­mito minhas fraquezas.
Um versículo para memorizar: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Coríntios 12.9a; nvi).
Uma pergunta para meditar: É possível que eu esteja limitando o poder de Deus na minha vida por esconder minhas fraquezas? Sobre o que preciso ser sincero para que possa ajudar às pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário